terça-feira, setembro 23

Mostra Akira Kurosawa no SESC Campinas

Durante todo o mês de outubro, o SESC Campinas traz ao público algumas das primeiras obras do consagrado diretor que popularizou o cinema japonês no Ocidente. Nos 32 filmes que realizou durante a carreira, Akira Kurosawa expressa belas paisagens, sonoridades e angústias humanas. Esta mostra procura enfatizar seus primeiros anos de produção cinematográfica, em que se voltou aos dramas realistas contemporâneos de um Japão pós-guerra.


A Mais Bela
Dia(s) 02/10
Quinta, às 19h30.
Grátis
(Ichiban utsukushiku, JAP, drama, 1944, PB, 85’) Segundo longa-metragem do diretor. Durante a II Guerra, várias mulheres trabalham numa empresa de instrumentos de ótica sob o controle paternalista do diretor da fábrica e lutam para obter a máxima qualidade em condições precárias. Nesta obra, o mestre deixa florescer sua face esquerdista e feminista, em um país que até então não possui em seu vocabulário, a palavra querida.

Domingo Maravilhoso
Dia(s) 09/10
Quinta, às 19h30.
Grátis   
(Subarashiki nichiyobi, JAP, 1947, drama/romance, PB, 108’) Jovem e sua noiva decidem passar o domingo juntos, mas ele tem pouco dinheiro no bolso. Teatro SESC Campinas.
   
Juventude sem arrependimento
Dia(s) 07/10
Terça, às 19h30.
Grátis   
(Waga seishun ni kuinashi, JAP, drama, 1946, PB, 108’) Yukie é uma estudante universitária que vive uma vida relativamente fácil e sem complicações, uma vez que seu pai é um admirado professor da universidade. Mas tudo muda quando ele é destituído do cargo por conta de seu passado como ativista, e o noivo de Yukie - um comunista filho único de família pobre - é levado pela polícia e morto acusado de espionagem. Teatro SESC Campinas.
   
O Anjo Embriagado
Dia(s) 14/10
Terça, às 19h30.
Grátis   
(Yoidore tenshi, 1948, PB, 98’) Poderoso policial noir e drama humano dirigido pelo mestre Akira Kurosawa. Após briga com criminosos rivais, um gangster vai se tratar com médico alcoólatra. Passado logo após a Segunda Guerra Mundial, o filme revelou Kurosawa ao grande público e crítica internacional. Teatro SESC Campinas.
   
O Idiota
Dia(s) 21/10
Terça, às 19h30.
Grátis   
(Hakuchi, JAP, 1951, drama, PB, 166’) Baseado em um romance de Dostoiévski, o filme narra a história de Kameda, que viaja para Hokkaiko e acaba se envolvendo com duas mulheres. A tragédia acontece após uma perceber que não é amada e decidir tomar providências drásticas quanto a sua situação. Teatro SESC Campinas.
   
Rashomon
Dia(s) 16/10
Quinta, às 19h30.
Grátis   
(Rashomon, 1950, drama, PB, 88’) Um lenhador, um sacerdote e um camponês buscam refúgio de uma forte tempestade nas ruínas do Portão de Rashomon. Lá o sacerdote passa a contar um julgamento que testemunhou sobre o assassinato do marido de uma mulher estuprada, sob quatro pontos de vistas diferentes. Ganhador de Oscar honorário e Leão de Ouro em Veneza, este é o segundo filme de sua fase Jidaigeri (filmes históricos samurais). Teatro SESC Campinas.
   

Fonte: SESC

Nenhum comentário: