quinta-feira, setembro 18

6° Festival Internacional de Cinema Infantil


O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) levará uma seleção de 28 filmes para as salas dos complexos da Rede Cinemark em sete cidades brasileiras. A estréia será no Rio de Janeiro e Niterói, de 29 de agosto a 7 de setembro. O FICI reúne títulos inéditos e clássicos, curtas-metragens nacionais e internacionais e animações feitas para a internet, além de oficina e debate.

Realizado com exclusividade na Cinemark desde sua criação, o FICI passará também por Brasília, de 5 a 14 de setembro; na seqüência irá para São Paulo e Campinas, de 12 a 21 de setembro; depois para Belo Horizonte, de 19 a 28 de setembro; e por último, pelas capitais nordestinas Salvador e Aracaju, de 26 de setembro a 5 de outubro.

Uma das novidades do FICI 2008 é a realização do Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Sete curtas-metragens nacionais concorrerão a R$5.000,00 em serviços de laboratório oferecidos pela Labocine Grupo de Cinema. Além dessa novidade, neste ano, seis filmes internacionais terão dublagem ao vivo, para que o público mirim entre em contato com dois idiomas diferentes ao mesmo tempo, descobrindo semelhanças e diferenças. Os destaques são o filme sueco Píppi Meialonga nos Mares do Sul, inspirado no livro homônimo de Astrid Lindgren, sucesso da época em que os pais que hoje levam seus filhos ao cinema, eram crianças; e também a Pré estréia especial de Os Mosconautas no mundo da lua, uma bela animação em 3D sobre três mosquinhas rumo à Lua.

A dramaturga Maria Clara Machado será homenageada nesta edição, por sua carreira dedicada ao teatro infantil. A adaptação cinematográfica de uma de suas obras mais conhecidas, Pluft, o Fantasminha (Romain Lesage, 1962) foi incluída na sessão Clássico Brasil, que exibirá também o filme Roberto Carlos em ritmo de aventura, de Roberto Farias.

O Festival trará para o Brasil títulos inéditos e dublados de diversos países na sessão Pré-estréias Internacionais. O destaque é o filme holandês African Bambi, de Alan Miller, que mostra como vivem os antílopes, ou seja, mostra a história real dos animais que inspiraram Bambi, clássico de Walt Disney. Após a exibição deste filme, dentro do projeto O Pequeno Jornalista, um jornalista convidado promoverá um debate com o público infantil sobre os processos de criação de uma crítica, entrevista ou reportagem; no Rio de Janeiro, além do bate papo com o jornalista, as crianças poderão entrevistar também o diretor Alan Miller. Outra atividade que propõe a participação das crianças é a Oficina de Cinema de Animação, que mostrará algumas técnicas utilizadas na criação de filmes de animação. As crianças aprendem e se divertem!

O FICI exibirá também sucessos da Disney-Pixar como Monstros S/A, Toy Story e Vida de Inseto e dará uma nova chance ao público de assistir ao filme A Família do Futuro, em 3D, em salas adaptadas a esse tipo de tecnologia. Teremos também, em nossas salas digitais, a animação As Aventuras de Gui e Estopa, produzida pelo portal infantil Iguinho.

ATIVIDADES:

Oficina de cinema de animação
Com muita diversão, as crianças juntam conhecimentos artísticos e técnicas de animação. Dois núcleos
funcionam simultaneamente: o núcleo de sensibilização com equipamentos ópticos coloca o público infantil em contato com os primórdios do cinema e o núcleo de videografismo possibilita a participação
no processo de animação no computador.

O pequeno jornalista
Nas sessões O Pequeno Jornalista temos a presença de jornalistas que, depois do filme, conversam com as crianças sobre como é fazer uma entrevista, uma matéria ou uma crítica de cinema revelando os bastidores da profissão em uma divertida palestra e a partir daí as crianças escrevem sua própria crítica do filme.

Sessões com dublagem ao vivo
Na sexta edição do Festival Internacional de Cinema Infantil o Cinema fala várias línguas, com uma seleção de filmes de diversas nacionalidades e que serão apresentados em sessões com dublagem ao vivo, onde dois dubladores fazem as vozes dos personagens enquanto o filme é exibido. Nestas exibições, as crianças terão a oportunidade de ouvir tanto a língua original na qual o filme foi realizado como a língua portuguesa.

Prêmio Brasil de Cinema Infantil
A partir desta edição será instituído o Prêmio Brasil de Cinema Infantil, iniciativa que pretende destacar e difundir produções cinematográficas nacionais voltadas ao público infantil. Os curtas selecionados por Cacá Mourthé, Karen Acioly e Andrés Lieban serão exibidos no 6º FICI, na sala digital. O curta metragem premiado ganhará um prêmio no valor de 5.000 reais em serviço na Labocine Grupo de Cinema.

Saiba mais:
Festival de Cinema Infantil
A tela na sala de aula

O 6º Festival Internacional de Cinema Infantil é dirigido por Carla Camurati e Carla Esmeralda e realizado pela Copacabana Filmes e Produções, pela Esmeralda Produções Artísticas e pela Espaço Z Marketing de Entretenimento,e tem o patrocínio da OI, da Light, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Terna e da Rede Cinemark.

Conta com o apoio institucional do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura 1.954, da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura n° 1940/92 e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura 10.923/90, com o apoio da OI Futuro, Editora Gráficos Burti, a parceria do Espaço Z Marketing de entretenimento, e a promoção da Globo Filmes. Agradecimentos especiais à Quip, Embaixada da Suécia, Consulado Geral da Suécia no Rio de Janeiro, Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, Consulado Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro e Instituto Goethe - Rio de Janeiro.

valeu, Carla!

Um comentário:

Carla disse...

Mas que garoto propaganda lindo! ahahaha..