sexta-feira, abril 3

Filmes de Luís Buñuel em cartaz na Casa do Lago


O Espaço Cultural Casa do Lago apresenta de segunda-feira (6) a 14 de abril, filmes do diretor Luís Buñuel. O ciclo dedicado ao cineasta terá abertura na segunda-feira, às 14 horas, com a exibição de “A ilusão Viaja de Trem”. De origem mexicana, a película ganha reapresentação às 16 e 19 horas.

Na terça (7), em três sessões, às 14, 16 e 19 horas, será apresentado “O Diário de uma Camareira”. Já, na quarta (8), Francisco é um solteirão rico e de princípios rígidos que decide se casar com Gloria, uma mulher que conheceu por acaso. Após o casamento, apesar de se mostrar um marido dedicado, ele passa a apresentar traços perturbadores de sua paixão pela esposa. Este é o enredo de “O Alucinado”, filme que ocupará as três sessões do dia. “Um Cão Andaluz”, "A Idade do Outro” e “Viridiana”, de Buñuel, entram em cartaz no Espaço Cultural a partir de 13 de abril. Pipoca e guaraná são bem-vindos.

Um pouco de Luís Buñuel

A obra cinematográfica de Buñuel tornou-o um dos mais controversos cineastas do mundo. Trabalhou com Salvador Dali, de quem sofreu fortes influências na sua obra surrealista. No início da sua fase mexicana realizou filmes comerciais, que nada tinham a ver com os seus interesses mais profundos. Em 1950 recuperou a sua autenticidade com o filme Los Olvidados, sobre a vida violenta e dura dos meninos de rua na Cidade do México, onde discretamente inseriu elementos surrealistas. Buñuel foi um realizador de cinema espanhol nacionalizado mexicano. Ganhou por duas vezes o Prêmio Bodil de Melhor Filme Não-Europeu, por "La Fièvre Monte à El Pao" (1959) e "El Ángel Exterminador" (1962).


Fonte: Jornal da UNICAMP

Vale sempre lembrar: a programação na Casa do Lago é GRÁTIS!


Nenhum comentário: