terça-feira, abril 28

Cinema no Vanilla

O Vanilla Caffé do Cambuí uma franquia de SP, inaugurou uma seção de filmes toda quarta-feira as 18:00. Os filmes não são novos, a TV é de plasma, mas o espaço é bacana, tem um bom café e é de graça - o filme, não o café.

O filme desta quarta (amanhã) é "Se Eu Fosse Você" (o primeiro). Semana que vem, o próximo na série.

Rua Américo Brasiliense, 145, Cambuí
Telefone: 3252-7954

segunda-feira, abril 27

Novo blog

Mais um site dedicado a mostrar o que acontece na cidade de Campinas. Sim, somos nós novamente, mas agora com mais uma grupo de frequentadores das casa de Campinas que vão nos ajudar a coletar o que acontece na cidade; tudo que vai além do cinema, você encontra no CultCPS.

Ciclo Monty Phyton movimenta Casa do Lago


Em Busca do Cálice Sagrado, de Terry Gilliam e Terry Jones, é o filme que abre na segunda-feira (27), às 14 horas, o ciclo Monty Phyton, no Espaço Cultural Casa do Lago. Fala sobre o bom Rei Arthur (Graham Chapman) e seus cavaleiros em busca do Cálice Sagrado. Tem reapresentação às 16 e 19 horas. Durante a semana, todas as apresentações ocorrem às 14, 16 e 19 horas, na Rua Érico Veríssimo, s/n, são gratuitas e abertas ao público em geral.

Na terça (28), no legendário Hollywood Bowl em um show ao ar livre que combina as melhores, mais conhecidas músicas e performances inéditas na série de TV Flying Circus, o destaque é para Ao Vivo no Hollywood Bowl, dos diretores Terry Hughes e Ian MacNaughton.

Na quarta (29), será apresentada a sátira mais inteligente a respeito de religião e filmes de Hollywood. O cenário é a Judéia, ano 33 D.C., uma época de pobreza e caos, cheia de messias, seguidores e romanos tentando promover algum tipo de ordem. Em cartaz, A Vida de Brian, do diretor Terry Jones.

Na quinta (30), O Sentido da Vida, de Terry Jones e de Terry Gilliam, traz a história uma trupe de comediantes britânicos que satirizam a medicina, a igreja, os militares, o sexo, e tudo o que é levado a sério demais pelos seres humanos normais. Outras informações sobre a programação cultural da Casa do Lago podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-7077 ou e-mail casadolago@reitoria.unicamp.br

sexta-feira, abril 24

Glauber no SESC

Nesta terça (28) exibição de "Amazonas, Amazonas" e "A Degola Fatal" de Glauber Rocha no SESC. Seguirá com bate-papo sobre o cineasta Glauber Rocha e o Cinema Novo, com Elinaldo Teixeira, professor e chefe do Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp - DECINE. Começa as 19:30 e como sempre grátis.

Para o final de semana

Lembra que falamos do MovieMobz? (veja o post antigo) Agora ele já pegou mesmo em Campinas. Nesta semana você pode conferir: Iron Maiden – Flight 666 (documentário) Inglaterra, 2008). Box (21h15), Cinemark (21h10); e no Unimart (21h45).

Das nossas recomendações alguns filmes ainda estão em cartaz, e valem a pena:
  • Entre os Muros da Escola (documentário) no Topázio Parque Prado (19h15).
  • Quem Quer Ser um Milionário (aventura) no Kinoplex (16h10 e 21h).
  • Milk (drama) no Cine Paradiso (18h15).
Uma estréia promissora é A Janela (La Ventana), uma co-produção Argentina e Espanha (2008), no Topázio Parque Prado as 18h30).

quinta-feira, abril 23

Synecdoche, New York (2008)

Nota: 5/5

"El
síndrome de Cotard, también llamado delirio de negación o delirio nihilista, es una enfermedad mental relacionada con la hipocondria. El afectado por el síndrome de Cotard cree haber fallecido, sufrir putrefacción de los órganos o simplemente no existir. En algunos casos el paciente se cree incapaz de morir." (Wikipedia)

O diretor Charlie Kaufman brinca com o tempo e o espaço em seu mais novo filme (fez também Being John Malkovich, entre outros sucessos inesperados). Caden Cotard é um bem sucedido diretor de teatro de vida simples e de grandes ambições. Busca configurar algum sentido maior a sua vida, frente a dois grandes obstáculos, enfrentados por todos nós: o desejo pessoal de "deixar uma marca", de contribuir de alguma maneira sensacional para a vida neste planeta; e a eterna comparação com as pessoas que nos rodeiam e por fim, criam expectativas sobre o que nós devemos fazer (amigos, pais, companheiros). Viver diante da pressão interna e externa não é fácil. Caden cria um espetáculo - uma nova produção gigantesca que propõe encenar sua própria história de vida. O resultado é um malha que confunde tempo e espaço, mistura a vida "real" com o imaginário, ao ponto que não se sabe qual pertence ao plano do presente (na perspectiva de quem vê o filme). Só é confuso para quem não se deixa levar pela jeito com o qual o diretor brinca com o tempo para mostrar a dificuldade de ser autêntico; de satisfazer o que colocamos como meta e patamar para nós mesmos. Como diria Sartre: l'enfer c'est les autres. Charlie Kaufman adiciona: além dos outros, o inferno somos também, nós mesmos.

O filme ainda não entrou em cartaz em Campinas, mas fica como recomendação para a semana que entra.

quarta-feira, abril 22

Cidadão Boilesen (2009)

Nota: 5/5
Visto no Espaço CPFL


O documentário premiado como o melhor brasileiro do ano, traça o perfil de Henning Boilesen, dinarmaquês naturalizado brasileiro e ex-presidente da Ultragaz. A atenção para tal pessoa está na sua colaboração ativa com a ditadura militar, em especial à criação da Operação Bandeirantes. Com farto material e entrevistas, que esclarecem aspectos dicotômicos da personagem, temos a construção de uma personalidade movida essencialmente pelo bem comum mas ancorado em ações "necessárias" como a tortura. O jogo entre subjetividade e o regime vigente é o ponto forte do filme, que nos leva a continuar a questionar a participação de amplos estratos da sociedade nos descaminhos da ditadura, especificamente os empresários paulistas. Estratos esses que existem e manipulam ainda hoje.


quinta-feira, abril 16

É Tudo Verdade no Espaço CPFL

A CPFL Cultura apresenta em Campinas dois dos melhores filmes documentários premiados na 14ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. Fundado e dirigido pelo jornalista e crítico Amir Labaki, o festival é o principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina.

Local: Auditório Umuarama - CPFL Cultura
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera

Entrada: Gratuita, por ordem de chegada.

Programação:

Dia 16 de abril, quinta, às 19 horas.
Corumbiara, de Vincent Carelli. Menção honrosa no festival É Tudo Verdade.

Dia 17 de abril, sexta, às 19 horas.
Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski. Vencedor do prêmio CPFL Energia/É Tudo Verdade "Janela para o Contemporâneo".



segunda-feira, abril 13

Entre os Muros da Escola (2008)

Nota: 5/5
Visto no Topázio
Mais no IMDB


A sinopse parece simplista: um professor e sua luta diária com seus alunos problemáticos, desânimo e esperança numa escola da periferia parisiense. Mas ao se descobrir suas nuances, uma grata surpresa: ganhador da Palma de Ouro em Cannes 2008 e prêmio Lumière de melhor filme; camêra fora do tripé; não há trilha sonora e a iluminação é natural; os atores são amadores e frequentemente improvisam. Neste clima de aproximação da realidade, o diretor Laurent Cantet habilmente recria a trama do escritor François Bégaudeau, co-roteirista e professor dentro e fora da tela. O texto é o eixo, é nele que as relações conflitantes expõe não só o sistema educacional falido como também a própria França, marcada pelo turbilhão étnico das maciças imigrações africanas e árabes. Os muros da instituição reservam aos alunos uma educação sem contato com a realidade, encerram a política do sistema. Mas esses mesmos muros também dividem, e o professor francês é aquele que tem a função de orientar os alunos descaminhados, uma analogia do colonialismo. Um filme que permite inúmeras reflexões sem sair da sala de aula.


"Entre os muros da escola" - Trailer

sexta-feira, abril 10

Feriado e filmes

Algumas estréias interessantes e três películas que ainda merecem uma conferida:

O Corinthians sabe vender. Soube ganhar com o rebaixamento (lembra do roxo?); depois o "Gordo" que por sorte da diretoria continua astro; agora Fiel, um filme sobre os últimos 2 anos do time estréia em Campinas (veja o site oficial). Para os fanáticos, confira o filme no Box (15h, 17h10, 19h15, 21h20) ou no Moviecom Unimart (17h20, 21h40). O filme gerou um certo debate entre os críticos - Inácio da Folha odiou (sempre?) mas Marcelo do Estadão (que colaborou com o roteiro) mostrou que outros críticos apreciaram o filme.

Frost/Nixon trata de um dos mais controversos presidentes dos EUA (e o Bush conseguiu tirar este trofeu do Nixon). As atuações prometem. Confira no Cine Galleria (14h25, 21h45) e no Topázio (16h, 19h30).

Gran Torino de Clint Eastwood ainda está em cartaz. Por aqui (como no resto do planeta) não fez tanto auê. Eu não aprecio tanto os roteiros com os quais ele trabalha, mas a sua habilidade na direção é incontestável. Confira no Moviecom Unimart (14h45 - sex, sab, dom -, 19h10).

Milk ainda está em cartaz no Paradiso (e em DVD). É bom filme, mostrando mais uma vez a versatilidade de Sean Penn (Paradiso, única sessão as 18:20).

E por último Entre os Muros da Escola ainda está em cartaz no Topázio. Confira este premiado documentário francês todos os dias as 17:30.

segunda-feira, abril 6

MovieMobz

Tá afim de ver um filme, que não está no circuito de Campinas? Entra em cena o MovieMobz, mais um projeto estrangeiro que encontrou seu espaço no Brasil. Grupos de pessoas (que provavelmente não se conhecem) um "movieclube"

sexta-feira, abril 3

Filmes de Luís Buñuel em cartaz na Casa do Lago


O Espaço Cultural Casa do Lago apresenta de segunda-feira (6) a 14 de abril, filmes do diretor Luís Buñuel. O ciclo dedicado ao cineasta terá abertura na segunda-feira, às 14 horas, com a exibição de “A ilusão Viaja de Trem”. De origem mexicana, a película ganha reapresentação às 16 e 19 horas.

Na terça (7), em três sessões, às 14, 16 e 19 horas, será apresentado “O Diário de uma Camareira”. Já, na quarta (8), Francisco é um solteirão rico e de princípios rígidos que decide se casar com Gloria, uma mulher que conheceu por acaso. Após o casamento, apesar de se mostrar um marido dedicado, ele passa a apresentar traços perturbadores de sua paixão pela esposa. Este é o enredo de “O Alucinado”, filme que ocupará as três sessões do dia. “Um Cão Andaluz”, "A Idade do Outro” e “Viridiana”, de Buñuel, entram em cartaz no Espaço Cultural a partir de 13 de abril. Pipoca e guaraná são bem-vindos.

Um pouco de Luís Buñuel

A obra cinematográfica de Buñuel tornou-o um dos mais controversos cineastas do mundo. Trabalhou com Salvador Dali, de quem sofreu fortes influências na sua obra surrealista. No início da sua fase mexicana realizou filmes comerciais, que nada tinham a ver com os seus interesses mais profundos. Em 1950 recuperou a sua autenticidade com o filme Los Olvidados, sobre a vida violenta e dura dos meninos de rua na Cidade do México, onde discretamente inseriu elementos surrealistas. Buñuel foi um realizador de cinema espanhol nacionalizado mexicano. Ganhou por duas vezes o Prêmio Bodil de Melhor Filme Não-Europeu, por "La Fièvre Monte à El Pao" (1959) e "El Ángel Exterminador" (1962).


Fonte: Jornal da UNICAMP

Vale sempre lembrar: a programação na Casa do Lago é GRÁTIS!