terça-feira, fevereiro 24

O leitor (2008)

Nota: 5/5
Mais informações no IMDB

Mais um da lista do Oscar, com melhor atriz para Kate Winslet. O filme navega pela vida de Ralph Finnes passando principalmente durante a sua adolescência e sua relação com Winslet, uma mulher mais velha que o manipula em um relacionamento íntimo. A história é aparentemente simples ao ponto de entediar pela primeira meia-hora, quando nos deparamos com uma mudança de conceito, 90 graus, e tudo muda. O relacionamento dos dois se expande para incluir todo o conceito histórico da época - Alemanha pré e pós segunda guerra. O roteiro é tão sutil e delicado, que (como é nossa marca no CineCPS), faço um alerta - se não quiser estragar a história não leia o que segue!


Muitos dizem que não se deve buscar uma razão para o Holocausto - fazê-lo seria ofensivo. O relacionamento de Ralph e Kate é uma fachada para discutir justamente este contexto e tentar entender (parte) de uma crueldade que não se pode explicar. A maioria silenciosa na Alemanha nada fez para conter a raiva e insanidade - porque? Como se dá tanta inércia? O filme questiona se a ignorância é um elemento (justificativa?) para as atitudes aparentemente desprovidas de razão. Não se procura uma desculpa para o Shoa. Se procura no entanto entender como um mentira, uma vergonha, uma testemunho escondido podem contribuir para uma série de acontecimentos e o mais injustos dos eventos.

Um comentário:

CineCPS disse...

O Inácio da Folha/UOL não gostou tanto assim do Leitor. Muitas críticas ao filme como se fizesse uma apologia ao nazismo - não concordo, acho que a mensagem de "ignorância não justifica" ficou bem claro: http://inacio-a.blog.uol.com.br/arch2009-03-01_2009-03-07.html#2009_03-03_16_51_03-135949845-0