segunda-feira, outubro 6

O humor de Charlie Chaplin na Casa do Lago


Em comemoração ao dia da criança, a Casa do Lago apresenta duas semanas com o melhor do humor cativante de Charlie Chaplin. Serão 9 longas e 7 curtas distribuídos em dez dias e trinta sessões, de 06 a 17 de outubro.

Muito raramente a palavra "gênio" pode ser empregada com tanta propriedade quanto ao nos referirmos a Charles Chaplin, comparado por muitos a William Shakespeare. Sim, se o renascimento produziu gênios do quilate de Shakespeare, Bacon, Da Vinci, Maquiavel, a revolução industrial produziu gênios como Freud, Marx e Chaplin.
Nascido na Inglaterra nos últimos lustros do século XIX, a virada do século o encontra menino ainda, paupérrimo, envolto em severos problemas econômicos e domésticos. Filho de artistas fracassados, viu no teatro seu único campo de atuação humana possível. Começava a demonstrar seu enorme talento quando o cinema se impôs como a "sétima arte" atraindo-o irresistivelmente para Hollywood. Ao longo de toda a sua vida, protagonizou, dirigiu, produziu, escreveu e musicou mais de setenta filmes.
Quando percebemos quem foi e o que pensou Charles Chaplin, percebemos como é brilhante aquele que nos leva ao humor pela dor (ou vice-versa, o que é quase a mesma coisa). Poucos conseguiram fazer planger as cordas da nossa sensibilidade com tal grau de maestria!

Fonte: Jornal da UNICAMP.

Veja mais na programação da Casa do Lago na UNICAMP.

Nenhum comentário: