quinta-feira, fevereiro 28

Retrospectiva de Cinema CPFL 2007

A Retrospectiva de Cinema CPFL 2007 reúne, entre os dias 3 e 20 de março, 13 produções estrangeiras e 11 nacionais. Dos brasileiros, destaque para Santiago (João Moreira Salles) e Jogo de Cena (Eduardo Coutinho) que desconstruíram a idéia de documentário ao incrementar-lhe pitada de ficção. E, por conta disso, reafirmaram porque são os dois melhores documentaristas do Brasil. Mas há outros filmes notáveis, como o tocante Mutum (Sandra Kogut), o hilariante O Cheiro do Ralo (Heitor Dhália) e o polêmico Baixio das Bestas (Cláudio Assis).

Entre os estrangeiros, a seleção inclui filmes de diversas procedências e alguns sucessos de bilheteria, como Ratatouille (Brad Bird e Jan Pinkava) e Homem-Aranha 3(Sam Raimi), e provoca a antiga tensão entre crítica e público. Se bem que, neste caso, houve concordância em quase tudo. Mas o cinema estrangeiro teve momentos grandiosos em 2007, a começar por A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, do obstinado Clint Eastwood, e A Vida dos Outros, do alemão Henckel von Dennersmarck. Sem falar da volta triunfal de Alain Resnais, com Medos Privados em Lugares Públicos.

Com 24 filmes, a Retrospectiva revisita algumas das obras mais significativas de 2007. Mas não só: ela quer refletir sobre o cinema brasileiro com dois debates (nos dias 13 e 18) sobre mercado e estética, e, assim, fechar um círculo que mescla reflexão, prazer e emoção.


Por João Nunes – curador

João Nunes é formado em teologia e jornalismo. Fez diversos cursos livres de cinema, como documentário, roteiro e direção. É autor dos livros Partido ao Meio (romance) e As Mãos do Pelé (contos de futebol), ambos lançados pela Editora Pontes. Desde 1999 é crítico de cinema dos jornais Correio Popular, onde mantém há quatro anos a coluna semanal No Set, sobre cinema, e Diário do Povo, ambos de Campinas.

fonte: Espaço Cultural CPFL

2 comentários:

Thaiza disse...

Ô beleza hein! Agora vou aproveitar muito mais isso tudo!
Ah, vcs podiam colocar o link da casa do lago ai do lado também:

http://www.preac.unicamp.br/casadolago/cinema.htm

beijo

CineCPS disse...

Colocado! Valeu pela dica.