quinta-feira, janeiro 31

O Caçador de Pipas (2007)


Visto no cine Galleria.
Nota 5/5.
Mais informações no IMDb

Baseado no livro homônimo do escritor afegão Khaled Hosseini, Amir e Hassan são amigos de infância, aquele rico e da etnia dominante pashtun, este seu empregado e da etnia hazara. No Afeganistão dos anos 70, ainda livre da intervenção soviética e da milícia Taleban, vivem desafios que culminam numa separação. Depois de muitos anos, Amir, agora um escritor morando nos Estados Unidos, é chamado a voltar à sua região natal e reparar uma falha do passado.

Muitas das críticas que li a respeito do filme o acusam de não extrapolar o livro, de não buscar uma linguagem cinematográfica. Mas para um leigo espectador como eu, o filme se mantém bem estruturado, contínuo, amarrado por ótimas atuações. Uma trama permeada por tensões psicológicas, sociais e políticas. Lógica e infelizmente, por ser um filme hollywoodiano, deixa aparecer uma mensagem da grande nação norte-americana, o que não cabe na trama (e nem era necessária). Coisas do ofício...

Por fim, ambientado sem muita profundidade numa terra exótica e com uma temática comum a qualquer drama (amizade-ruptura-redenção, por exemplo), temos um filme muito bom e que fornece motivos suficientes para a leitura do livro.

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: