segunda-feira, julho 6

Programação do MIS

Encontramos o pessoal do MIS semana passada para um bate-papo no centro, e vamos agora em diante postar o calendário de filmes aqui no blog. Neste semana confira o ciclo Edgar Allan Poe e o Cinema, com a curadoria do Negativo Online.

A queda da casa de Usher
Dia: 08 / 07 / 09 (quarta-feira) - 19h - Debate após a Exibição
Ano: 1928, País: França, Direção: Jean Epstein
Sinopse: Ele é conhecido como o Lorde Roderick Usher e está preocupado com a saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de seus amigos vai a este lugar carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida. A partir daí começa uma série de fatos estranhos e misteriosos em torno da casa de Usher. Em "A queda da casa de Usher" as personagens parecem flutuar, as cortinas são agitadas por imperceptíveis tremores, o tempo fica como que suspenso. Mais que no "fantástico", estamos no universo do sonho. O clássico da paranóia e suspense de Edgar Allan Poe foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas nenhuma comparada com esta obra-prima da vanguarda francesa, dirigido pelo visionário Jean Epstein e tendo como assistente de direção Luis Buñuel.
Tempo de duração: 66 minutos

O Estudante de Praga
Dia: 09 / 07 / 09 (quinta-feira) - 19h - Debate após a Exibição
Ano: 1913, País: Alemanha, Direção: Stellan Rye & Paul Weneger
Sinopse: Jovem estudante, exímio esgrimista, enfrenta problemas financeiros, que o impedem de cortejar a condessa pela qual se apaixonou. Mas um homem sinistro surge, oferecendo uma resolução para seus problemas, exigindo em troca sua sombra. Baseado no conto “William Wilson”, de Edgar Allan Poe, e no “Fausto” de Goethe, foi refilmado em 1926, no período expressionista, por Henrik Galeen.

Histórias Extraordinárias
Dia: 10 / 07 / 09 (sexta-feira) - 19h - Debate após a Exibição
Ano: 1968, País: Itália, França, Inglaterra, Direção: Frederico Fellini, Roger Vadim & Louis Malle
Peter Fonda, Françoise Prevost, Fabrizio Angeli, Rick Boyd, Katia Christina.
Sinopse: Três histórias, baseadas nos contos de terror de Edgar Allan Poe: "Metzengerstein" (Roger Vadim) é sobre uma mulher de família nobre que se apaixona pelo primo, mas não consegue tê-lo; "William Wilson" (Louis Malle) é sobre um homem que, durante toda a vida, foi atormentado pelo seu duplo; "Toby Dammit" (Federico Fellini) é sobre um ator inglês que está constantemente atormentado pelos fãs, repórteres e pelo demônio. Belo e exótico trabalho do trio de mestres europeus, indispensável aos amantes do gênero.

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS pelo blog
muito interativo e algo que realmente faltava na programação de Campinas
ja o add no favoritos para consultas semanais

Grato
Ricardo Faria
rikrdofariaecia@hotmail.com

CineCPS disse...

valeu ricardo, sempre que souber de novidades, nos envie! um abraço.