segunda-feira, junho 1

Meio Ambiente e Movimentos Sociais

Amanhã começa no MIS (Museu da Imagem e do Som) o Ciclo Meio Ambiente e Movimentos Sociais. Durante três dias haverá exibição de filmes seguido de debates. O encerramento ocorrerá com uma mesa temática, na quinta-feira, as 21 horas. Os convidados são o Prof Oswaldo Sevá (FEM-Unicamp) e representantes do MAB e MST.

Segue a programação:

O Mundo Segundo a Monsanto - 02 / 06 (terça-feira) 19h

Direção: Marie-Monique Robin Ano: 2007. 109 min. Sinopse: documentário tem como foco a empresa americana que, em mais de um século de existência, foi fabricante do PCB o agente laranja e de hormônios de aumento da produção de leite proibidos na Europa. Destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.

Uma Verdade Inconveniente - 03 / 06 (quarta-feira) 19h

Direção: Davis Guggenheim Ano: 2006 - (EUA) 96 min. Sinopse: Apresenta uma incrível quantidade de dados e estatísticas com objetivo de conscientizar e alertar a população mundial em relação ao superaquecimento global. Mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.

A História das Coisas - 04 / 06 (quinta-feira) 19h

Direção: Annie Leonard Ano: 2007 20 min. Sinopse: O Documentário em animação problematiza desde a extração e produção até a venda, consumo e descarte de todos os produtos e que afetam nossa vida em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. Revela nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. Revelando as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

Mostra de Curtas - 04 / 06 (quinta-feira) 19h

Sinopse: Exibição de vídeos dos movimentos sociais MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) abordando suas origens e suas relações com a temática do meio-ambiente.

(Curadoria: Dante C. Pezzin e Lívia Figueiredo Corrêa)

Onde? MIS Campinas: Rua Regente Feijó, 859- Centro

Quanto? Grátis

Mais informações: meioambientemis@gmail.com

2 comentários:

Thiago disse...

Thá, esse "Verdade Incoveniente" é do Al Gore...? Não vi o doc, mas esse cara falando sobre preservação ambiental me parece meio piada... você vai?

CineCPS disse...

O...o documentário já é um clássico. A história de vida dele (que é pouco conhecida) é toda ligada ao meio-ambiente. É espetacular o documentário.