"Todos são inéditos nos cinemas brasileiros, embora "No Meu Lugar", de Eduardo Valente, já tenha sido exibido no Festival de Tiradentes, em janeiro; "Moscou", de Eduardo Coutinho, tenha integrado a competição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade; e "Só Dez por Cento É Mentira", de Pedro César, sobre Manoel de Barros, tenha sido visto no Festival do Rio, no ano passado. O longa da abertura, "À Deriva", de Heitor Dhalia, será exibido fora de concurso, como o de encerramento, "Tempo de Paz", de Daniel Filho..." (Estado)
sexta-feira, junho 26
Festival de Cinema de Paulinia
Festival Internacional do documentário musical
"O festival que acontece pela primeira vez no Brasil, nasceu em Barcelona há seis anos, tem como objetivo fomentar a produção deste gênero cinematográfico e oferecer ao público a oportunidade de assistir títulos inéditos".
E que títulos são esses? Tá na mão:
Mostra Competitiva
Na Base da Bossa, 50 anos de Excelência
Música Subterrânea
Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal
Favela On Blast
Dub Echoes
Fandango
Panorama Nacional
Guidable - A História do Ratos de Porão
Bicho de Pé - 10 anos
Britomania
Calangos e Calangueiros
Velhas Virgens: Atrás de cerveja e mulher
Teu canto de praia
Terreiro Grande
Ruído das Minas
Recife Beat
O Rei da Munganga
Documentários Convidados
Cantoras do Rádio
Eles podem ser vistos no MIS, HSBC Belas Artes, CineSESC, Galeria Olido, Centro Cutural da Juventude e Instituto Cervantes, tudo em São Paulo. Tomara que pinte alguma coisa em Campinas, através do SESC, por exemplo. De resto, é só dar uma olhada no site do festival.
segunda-feira, junho 22
Melhores filmes, pela revista Nova Escola
Casa do Lago arrebentando a boca do balão!
22/06 (Segunda) 14h/17h - O Curioso Caso de Benjamin Button (David Fincher/166min)
23/06 (Terça) 14h - Vicky Cristina e Barcelona (Woody Allen/96min)
24/06 (Quarta) 14h/17h - O Leitor (Stephen Daldry/124min)
26/06 (Sexta) 14h/17h - Queime Depois de Ler (Joel e Ethan Cohen/96min)
Essa semana a programação da Casa do Lago capricha. Estendendo um bocado além do cinema, ainda na terça-feira, dia 23, a partir das 18h30 rola a Noite Cultural, com dança, música, oficina e exibição dos melhores vídeos do Festival do Minuto e curta-metragens.
Na quinta (25), será a exibição do documentário A Morte Inventada (clique no link para acessar ao site do filme, é supimpa e da para ver o trailler). Após a sessão das 19h, tem palestra com Alan Minas (diretor e roteirista), José Reinaldo Braga (Presidente do Centro de Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes de Campinas- CEDECAMP) e Viviana Gualtieri (Assistente Social do Fórum de Jundiaí)
Não custa lembrar que toda programação é de GRAÇA! Num é mintira não sô!
domingo, junho 21
O Sargento Getúlio (1983)
Sargento Getúlio (que não é o Vargas), um cabra danado de botar medo e importante figura no sertão nordestino coronealista, recebe a missão de levar um preso político de Paulo Afonso (BA) até Aracaju (PE). Contudo, no emaranhado causo sertanista, o panorama político muda e Getúlio mergulha em reflexões das mais simples às existenciais.
O filme faz parte do ciclo Cinema e Literatura do Sesc. É adaptado do romance de João Ubaldo Ribeiro, e, mesmo sem ter lido o livro, posso dizer que a câmera extremamente original- manejada pelo fotógrafo Walter Carvalho (o diretor do recente Budapeste) e dirigida por Hermano Penna - faz jus a subjetividade literária. Por vezes nauseante, outras sutil, justaposta a atuação marcante e visceral de Lima Duarte, nos faz até enxergar o sangue nos olhos do sujeito, bem como a articulação sagaz de seus pensamentos e digressões, até a singeleza cotidiana do áspero sertão.
O longa marcou a estréia do diretor no genêro e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, deveras merecido.
O próximo filme a ser exibido é Os Matadores.
(Beto Brant, MS/SP, 1997, fic, cor, 35mm, 93’)
Filme baseado em conto de Marçal Aquino.Em um bar na divisa Brasil-Paraguai, um homem está para ser eliminado. Enquanto esperam o defunto encomendado, dois matadores, Toninho e Alfredão, revelam uma história em que é difícil encontrar culpados e inocentes. Presente e passado se misturam em torno da morte de Múcio, o pistoleiro mais competente da região, mostrando que matar ou morrer é uma fronteira fácil de se atravessar. Um chefe, uma bela mulher, um serviço a ser feito. O filme testa os limites da amizade, do medo e da traição. Quem traiu?
Quando? 23/06 (terça-feira)
Que horas? 19h30
Onde? Sesc Campinas
quinta-feira, junho 18
Ninguém sabe o duro que dei
Pilantra no bom sentido é claro! Pois Simonal foi, e é o rei da pilantragem, um estilo marcante da época que foi só dele.
O documentário traz um breve histórico dos acontecimentos marcantes de Simona. Com comentários dos filhos Simoninha e Max de Castro, entre outros, esse filme mostra a ascensão, auge e decadência do artista. O filme é embalado por grandes interpretações do cantor, tornando-o mais empolgante. também é mostrado com um bom critério os dois lados da moeda da queda de Simona.
Vale a pena assistir, relembrar e depois ouvir é claro!
Valeu!
quarta-feira, junho 17
Diversidade Sexual no MIS, começa amanhã
Café da manhã em Plutão (Inglaterra/Irlanda) dia 17/06, quarta - 19hs [TRAILER]
C.R.A.Z.Y (Canada) dia 18/06, quinta-feira - 19h [TRAILER]
Tabu (Japão), dia 19/06, sexta - 19h [TRAILER]
Plata Quemada (Argentina), dia 20/06, sábado - 16h [TRAILER]
Debate - A diversidade sexual na teledramaturgia de Rede Globo, dia 20/06, sábado - 19h30. Com o palestrante Luis César Póvero - Graduado em Rádio, TV e Multimídia pelo Grupo Universitário Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa.
Estréias no Paradiso
sábado, junho 13
Pra ver essa semana
quinta-feira, junho 11
Caramel (2007)
Estreiou, depois de muito tempo, em Campinas esta semana um bonito filme Libanês da diretora (e atriz) Nadine Labaki. O filme despretensioso conta com sutileza os dilemas e as histórias de vida de mulheres de diferentes gerações, religiões, e condições de vida. Como cenário principal, um salão de beleza em Beirut. A música é de primeira, os cenários bonitos e as atrizes dramatizam bem. Me fez pensar no ótimo filme de Eduardo Coutinho, Jogo de Cena, e sua apresentação honesta, dramática e íntima da vida das mulheres brasileiras (os filmes são muito diferentes, vale ressaltar). O nome dado ao filme, "Caramel" se desvenda ao longo do filme, e provavelmente não é o que você está pensando. As histórias são honestas, os dilemas verdadeiros, e retratados com simplicidade. Não creio que é um filme ambicioso - o drama é verdadeiro, porém honesto; o humor é sutil. Confira neste feriadão.
sábado, junho 6
quarta-feira, junho 3
Ciclo Cinema Revolucionário no MIS
"O Homem da Câmera" de Dziga Vertov
Sábado (6/junho) às 19h30min
no MIS (Museu da Imagem e do Som)
Rua Regente Feijó, 850 - Centro
Os manifestos de Vertov para o debate, para saber mais sobre Vertov e sobre o filme podem ser baixados no Camaracom, no link "Ciclo Cinema Revolucionário".
terça-feira, junho 2
Mostra de Cinema Curta Campinas 2009
Os ingressos custam R$10,00 e já estão à venda no Espaço Cultural Villa D'art. Nos demais pontos de venda, a partir de segunda-feira, 08 de junho de 2009.
segunda-feira, junho 1
Meio Ambiente e Movimentos Sociais
Amanhã começa no MIS (Museu da Imagem e do Som) o Ciclo Meio Ambiente e Movimentos Sociais. Durante três dias haverá exibição de filmes seguido de debates. O encerramento ocorrerá com uma mesa temática, na quinta-feira, as 21 horas. Os convidados são o Prof Oswaldo Sevá (FEM-Unicamp) e representantes do MAB e MST.
O Mundo Segundo a Monsanto - 02 / 06 (terça-feira) 19h
Direção: Marie-Monique Robin Ano: 2007. 109 min. Sinopse: documentário tem como foco a empresa americana que, em mais de um século de existência, foi fabricante do PCB o agente laranja e de hormônios de aumento da produção de leite proibidos na Europa. Destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.
Uma Verdade Inconveniente - 03 / 06 (quarta-feira) 19h
Direção: Davis Guggenheim Ano: 2006 - (EUA) 96 min. Sinopse: Apresenta uma incrível quantidade de dados e estatísticas com objetivo de conscientizar e alertar a população mundial em relação ao superaquecimento global. Mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
A História das Coisas - 04 / 06 (quinta-feira) 19h
Direção: Annie Leonard Ano: 2007 20 min. Sinopse: O Documentário em animação problematiza desde a extração e produção até a venda, consumo e descarte de todos os produtos e que afetam nossa vida em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. Revela nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. Revelando as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
Mostra de Curtas - 04 / 06 (quinta-feira) 19h
Sinopse: Exibição de vídeos dos movimentos sociais MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) abordando suas origens e suas relações com a temática do meio-ambiente.
Onde? MIS Campinas: Rua Regente Feijó, 859- Centro
Quanto? Grátis
Mais informações: meioambientemis@gmail.com
Programadora Brasil no SESC
"Em junho, a programação é voltada à intersecção do Cinema com a Literatura. Filmes baseados em obras literárias brasileiras apresentam algumas adaptações e transcriações narrativas. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimentos".
Macunaíma (2/junho, Terça, às 19h30)
(Joaquim Pedro de Andrade, RJ, 1969, fic, cor, 35mm, 105’) Baseado no romance de Mário de Andrade, o filme narra a história de um anti-herói, ou o “herói sem nenhum caráter”, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.
Meu Nome é Paulo Leminski (02/06, Terça, às 19h30)
Recife/Sevilha – João Cabral de Melo Neto (09/06, Terça, às 19h30)
Sargento Getúlio (16/06, Terça, às 19h30)
Os matadores (23/06, Terça, às 19h30)
Françoise (30/06, Terça, às 19h30)
Sinistro (30/06, Terça, às 19h30)
Marcadores
- alegria (1)
- asiático (2)
- atom (1)
- aventura (3)
- brasileiro (19)
- buñuel (1)
- camará (3)
- cannes (1)
- Casa do Lago (11)
- cineclube (17)
- clássico (3)
- comédia (1)
- conferência (3)
- correio popular (1)
- cpfl (1)
- crítica (1)
- curta (1)
- curta metragem (5)
- debate (15)
- dica (7)
- documentário (12)
- drama (3)
- emma (1)
- escola (1)
- espanhol (1)
- estrangeiro (3)
- estréias (10)
- europeu (2)
- exclusivo (1)
- feeds (1)
- festival (11)
- ficção científica (1)
- fotografia (1)
- francês (6)
- grátis (54)
- hollywood (4)
- infantil (3)
- italiano (1)
- lars von trier (1)
- listas de filmes (1)
- literatura (3)
- mis (14)
- moviemobz (1)
- nacional (17)
- não recomendado (3)
- ninguém sabe o duro que dei (1)
- novidade (1)
- pago (1)
- paradiso (2)
- premiado (7)
- programação (4)
- programadora (2)
- recomendado (18)
- resumo (2)
- revolucionário (3)
- rss (1)
- sambarock (1)
- São Paulo (2)
- SESC (9)
- site (1)
- suspense (2)
- unicamp (19)
- vencedores (3)
- vertov (1)
- voltamos (1)
- Wilson Simonal (1)