sexta-feira, julho 31

Ciclo Lars Von Trier

Mais um ciclo temático de filmes na Casa do Lago: agora é a vez de Lars Von Trier! Veja a programação, que começa na semana que vem, com sessões às 15h e 18h:

3/agosto - Segunda - Europa
4/agosto - Terça - Dogville
5/agosto - Quarta - Manderlay
6/agosto - Quinta - Dançando no Escuro
7/agosto - Sexta - O Grande Chefe

Jean-Luc Godard no MIS

Continuando a série de filmes franceses no MIS, "A chinea" – “La Chinoise” de 1967, do grande diretor Jean-Luc Godard. É amanha, sábado, as 19:30hs e como sempre, com um bom debate na sequência. É gratis.

Sinopse: Paris, Verão de 1967. Imersos no pensamento de Mao e em literatura comunista, um grupo de estudantes franceses começa a questionar a sua posição no mundo e as possibilidades de o mudar, mesmo que isso signifique considerar o terrorismo como uma via possível. Os personagens de A Chinesa são jovens em processo de encontrar seu lugar no mundo, tateiam no escuro à procura de verdades, mas o que Godard filma é justamente a verdade dessa procura. Intrigante obra-prima.
98 min-P&B

quinta-feira, julho 30

Desejo e Perigo estréia na Cidade

Do diretor Ang Lee abre amanhã (31/07) no Cine Paradiso o filme Desejo e Perido (Se, Jie), uma co-produção China/Taiwan/EUA, todos os dias em duas seções, 17h00 e 20h00hs. Entre outras indicações, melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro. Ang Lee fez o maravilhoso e imperível Comer Beber Viver, e o mais recente e uber-copiado Tigre e o Dragão. Veja a sinopse:
"Wang Jiazhi (Wei Tang) é uma jovem chinesa que entra na faculdade durante o período de ocupação japonesa, na 2ª Guerra Mundial. Lá ela participa de um grupo de teatro patriótico, tornando-se rapidamente a artista principal. Entretanto os planos do grupo são mais ambiciosos. Eles decidem assassinar o sr. Yee (Tony Leung Chiu Wai), um colaborador do lado japonês. Wang, então, se transforma em Mak, a fictícia esposa de um mercador. Sua função é se tornar amante do sr. Yee, para facilitar a ação do grupo."
O filme fica em cartaz até 06/08.

Bob Dylan

Onde: Museu de Imagem e do Som (MIS)
Hoje, as 19:00hs com debate após a exibição
Quanto morre: Grátis!

Para os fãs de Bob Dylan, o filme de 2005, "World Tours – 1966 - 1974" será exibido no MIS. Inédito na cidade. Veja mais detalhes abaixo:

O fotógrafo Barry Feinstein registrou com exclusividade as lendárias turnês mundiais de Bob Dylan e The Band nos anos de 1966 e 1974. Neste filme, Feinstein e o Diretor Joel Gilbert fazem uma crônica destas apresentações épicas de Dylan, com destaque para uma seleção de 150 das mais belas fotos de Feinstein - a maioria delas exibidas pela primeira vez - neste extraordinário documento da história do rock e do Bob Dylan. Nos anos que separaram as duas turnês, Gilbert visitou as cidades de Woodstock e Greenwich Village, no estado de Nova York, onde investigou a fundo a vida reclusa de Dylan, antes de seu retorno à estrada em 1974. Gilbert recria o acidente de moto ocorrido em 1966 que vitimou o cantor e compositor. Fez uma parada na "Big Pink" - célebre mansão-estúdio de Dylan -, desvenda o primeiro encontro de Dylan com os Beatles e confronta A.J. Weberman, considerado o maior especialista em Bob Dylan do planeta. Além disso, entrevistas com o cineasta D.A. Pennebaker, o papa do jornalismo especializado em rock Al Aronowitz, o baterista do "The Band" Mickey Jones e alguns convidados inesperados ajudam a revelar as histórias de Dylan escondidas atrás das incríveis lentes de Barry Feinstein. 
120min

sexta-feira, julho 24

Ciclo Nacional da Casa do Lago

O último ciclo de filmes deste mês apresenta somente produções nacionais. As sessões começam às 15h e 18h:

27/07/09 (Segunda) O Mistério do Samba
28/07/09 (Terça) Romance
29/07/09 (Quarta) Chega de Saudade
30/07/09 (Quinta) Se Eu Fosse Você
31/07/09 (Sexta) Se Eu Fosse Você 2

Todas as sinopses podem ser encontradas no site da Casa do Lago.

quarta-feira, julho 22

Durval Discos no SESC

O premiado e recomendado filme de Anna Muylaert vai rolar no SESC dia 28/07 as 19:30hs, como parte do Programadora Brasil (sempre bom!).

Resumo: Um quarentão que teima em vender só discos de vinil em sua loja tem sua vida desestruturada com chegada de uma menina em sua casa. Mas isso explica pouco - o filme tem bons elementos de comédia e um viés psicodélico, bem quando você acha que está tudo muito normal e simples. Durval Discos é que levou a correria recente pelo clássico, mítico, e raro LP de Tim Maia (Racional) que faz parte da trilha do filme. Foi o grande vencedor em Gramado (2002). É grátis, basta retirar ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento (entrada do SESC).

Programação do Paradiso

Programação de 24 a 30 de Julho. Somente uma estréia, mas são três filmes em cartaz.

O documentário "O Equilibrista" (Man on Wire) estréia em Campinas. Todos os dias as 18:30hs.
7 de agosto de 1974. Philippe Petit se equilibra, de forma ilegal, em uma corda bamba estendida entre as torres gêmeas, em Nova York. Na época estes eram os prédios mais altos do mundo, sendo que após uma hora no local ele foi levado para um exame psicológico e, posteriormente, preso. Para realizar o feito Petit levou 8 meses planejando-o com amigos, buscando um meio de enganar a segurança do World Trade Center para que pudesse entrar no prédio com a corda de aço e equipamentos. Ganhou o Oscar de Melhor Documentário.

O doce filme de Nadine Labaki, "Caramelo" (Sukkar Banat) continua todos os dias as 16:30hs. Mais sobre o filme no CineCPS.

A premiadíssima animação "Valsa com Bashir" continua no horário das 20:10hs.

segunda-feira, julho 20

Olhos Azuis

Já antecipo que o que escreverei é menos crítica e mais desabafo. Essa que vos escreve foi conferir uma noite do festival. Por coincidência, assisti ao filme que ganhou seis garotinhas de ouro, o Olhos Azuis de José Joffily: melhor longa-metragem ficção, roteiro, atriz, ator coadjuvante (merecidíssimo), som e montagem.

Nessa mesma noite, foi exibido o documentário com o poeta Manoel de Barros, Só dez por cento é mentira, de Paulo Cezar. Uma pena que cheguei atrasada e entrei no meio, isso porque fui de ônibus de Campinas até lá, e digamos que o transporte público para o glamouroso Teatro não colabora com o acesso ao tapete vermelho do evento.

Olhos Azuis também me incomodou. Talvez eu já esteja carregada de expectativas em relação a filmes brasileiros, o que me faz pensar que este pouco se parece nacional: não é nem inventivo, nem global. Facilmente entrará pras grandes redes de exibição, inclusive americanas, o que invés de orgulhar, é motivo de lamento. Lá se vão mais de R$2 milhões pra reproduzir o formato cinema de shopping: pretensioso comercialmente, redundante cinematograficamente.

O roteiro aposta na narrativa e em fórmulas hollywoodianas, abusa de esteriótipos e joga baixo, recorrendo a truques clichês pra criar um clima de suspense e sustos, além de apelar pro maniqueísmo para os momentos de clímax pontuais e decisivos. Não há dúvida que é uma mega produção, elenco internacional, filme multilíngüe (predominando o inglês) e excelentes atuações viscerais. Contudo, mais do mesmo. Pelo menos não tem explosões.

sexta-feira, julho 17

Departures

Confira do Topázio Diariamente:
Quando: 17/07 a 23/07, 15:00hs
Melhor: Sessão Popular (Segunda-Feira), 15:00, Ingresso R$3,00
Nota: 4.5/5

O vencedor de melhor filme estrangeiro no Oscar deste ano veio do Japão: Departures (A Partida). A Um filme atípico. Como outros bons filmes asiáticos o roteiro segue a sutileza de contar um pequeno pedaço de história. Não verás grandes explosões, perseguições em automóveis, nem histórias de amor que sempre terminam bem. O violoncelista e sua música são pano de fundo para a história de um personagem confrontado com a vida em um cidade pequena (sua cidade de origem). Descobre que seu papel como músico o restringe em suas escolhas, e luta contra o preconceito com a sua nova linha de trabalho. O que emociona e cativa é o contraste entre valores tradicionais (cidade) e contemporâneos (violoncelista) na sociedade Japonesa; este contraste é visto pela ótica do trabalho, costumes, lazer, e também pela música. Sem apelos e excessos - uma bela história, contada com carinho.

Veja mais no Topázio.

Programação do COLE

Começando a próxima semana, a Casa do Lago acompanha o COLE (Congresso de Leitura do Brasil) e traz uma programação voltada para o tema:

20/07/09 - Segunda
12h – PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO 17 COLE EM HOMENAGEM A MANOEL DE BARROS: "WENCESLAU E A ÁRVORE DO GRAMOFONE" (15min., Adalberto Müller, 2008).
12:20hs – PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO 17 COLE: SEMEANDO A LEITURA: “LEITURA DE BARRACO” (20min., Lucilia Romão, 2009).
16hs – CICLO FOLCLORE BRASILEIRO: “A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO" (30 min., Estúdio JPV)


21/07/09 - Terça
12hs – CICLO FOLCLORE BRASILEIRO: "O VELHO CAPOEIRISTA" (18 min., Pedro Abib, 1999).
12:20hs – CICLO FOLCORE BRASILEIRO: "OS ARTUROS FILHOS DO ROSÁRIO" (17min., Projeto Vídeo Rosario, 1997)
16:00hs – CICLO FOLCLORE BRASILEIRO: "O DIVINO DE ALCÂNTARA" (50min., Murilo Santos, 1996).


22/07/09 - Quarta
12hs – CICLO FOLCLORE BRASILEIRO: "O AUTO DO BUMBA-MEU-BOI DA FÉ-EM-DEUS" (30min., Murilo Santos, 1998)
16hs - REAPRESENTAÇÃO DE "WENCESLAU E A ÁRVORE DO GRAMOFONE" (15min., Adalberto Müller, 2008).
16:20hs - REAPRESENTAÇÃO DE “LEITURA DE BARRACO” (20min., Lucilia Romão, 2009).


23/07/09 - Quinta
12hs - REAPRESENTAÇÃO DE "O DIVINO DE ALCÂNTARA" (50min., Murilo Santos, 1996)
16hs - REAPRESENTAÇÃO DE "O VELHO CAPOEIRISTA" (18 min., Pedro Abib, 1999)
16:20hs - REAPRESENTAÇÃO DE "O AUTO DO BUMBA-MEU-BOI DA FÉ-EM-DEUS" (30min., Murilo Santos, 1998)


24/07/09 - Sexta
12hs - REAPRESENTAÇÃO DE "FOLCLORE FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO" (30 min., Estúdio JPV)


As sinopses podem ser encontradas aqui.
Eita horário ingrato... :-)

quinta-feira, julho 16

Rossellini no MIS

Dentro do ciclo "Clássicos do Cinema" somente um filme esta semana. Na próxima, voltam os filmes franceses no MIS. Com o apoio do Coletivo de Comunicadores(as) populares, teremos:

ROMA, CIDADE ABERTA” – “Roma, Città Aperta”
Dia: 18 / 07 / 09 (sábado) - 19h30min - Debate após a Exibição
Direção: Roberto Rossellini, Ano: 1945 – (Itália), 97 min-P&B

Sinopse: Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado logo após a libertação da itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias. O filme é considerado um dos maiores da história do cinema pela crítica mundial.

quarta-feira, julho 15

Férias na Casa do Lago

Tire as crianças da televisão e leve ao cinema!

"As crianças sempre tiveram um assento reservado na Sala de Cinema da Casa do Lago, mas até 31 de julho elas serão contempladas com uma programação especial, dentro do "Projeto Férias na Casa do Lago", aberta ao público e com entrada franca. Nesta quarta-feira, às 9h30 e às 13h30, o público adulto e infantil será assiste o filme Cirque Du Soleil – Alegria, do diretor Franco Dragone. A magia e a beleza de um mundo virado de cabeça para baixo é tema nesta fábula em que velhos se tornam jovens e reis viram palhaços. Fábulas da infância de muita gente também ganham lugar neste ciclo de férias e serão exibidas quinta-feira (16), nas sessões das 9h30 e 13h30. Entre elas estão Os Três Mosqueteiros Cegos, Os Três Porquinhos, Os Três Lobinhos, Coelhinhos Engraçadinhos, O Leão Cordeirinho e Ferdinando, o Touro. A princesa das princesas apaga o telão na última sessão desta semana, sexta-feira (dia 17). Cinderela poderá ser vista às 9h30 e às 10h30, em um dos contos que cativaram gerações pela qualidade e pela trilha sonora. Até dia 31, as crianças terão muito mais do cinema da Casa do Lago. A programação está sendo definida pelas unidades envolvidas no evento: Programa de Desenvolvimento (Prodecad), Centro de Convivência Infantil (Ceci), Creche da Área de Saúde (CAS) e Espaço Cultural Casa do Lago".

terça-feira, julho 14

Cine Paradiso: Programação da semana

até 16 de julho o filme"CARAMELO" esta nas sessões: 16h30-18h20 e 20h15.

Programação de 17 a 23 de Julho:

"CARAMELO" (Sukkar Banat, Comédia, França / Líbano): 2007)
Horários: 16H30 - 20H15 (veja o comentário do CineCPS aqui)
Beirute. Cinco mulheres costumam se encontrar regularmente no salão de beleza Sibelle: Layale (Nadine Labaki), amante de um homem casado e que sonha com o dia em que ele se separará; Nisrine (Yasmine Elmasri), que está prestes a se casar mas não é mais virgem e não sabe como contar isto ao noivo; Rima (Joanna Moukarzel), que sente atração por mulheres; Jamale (Gisèle Aouad), que tem medo de envelhecer; e Rose (Sihame Haddad), que abriu mão de sua vida para cuidar da irmã mais velha. No salão os temas prediletos do quinteto sã.

"Valsa com Bashir"
(Vals Im Bashir - 90 minutos - 12 anos - Israel / Alemanha / França / Finlândia / Suíça / Bélgica / Austrália / Estados Unidos): 2008.
HORÁRIO: 18H30
Um repetido sonho faz com que um diretor busque seus antigos companheiros de exército, para reconstituir suas memórias sobre a 1ª Guerra do Líbano. Recebeu uma indicação ao Oscar. Em um bar um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra sobre o evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época.

Cinema Francês com Jeanne Moreau

Dois filmes celebrando a atriz Jeanne Moreau nesta semana no Museu de Imagem e do Som, pelas mãos de dois diretores de primeira linha. Jules et Jim é um dos meus prediletos - vale a pena ficar a participar dos debates que seguem. Pra variar, grátis!

JULES E JIM – Dia: 17 / 07 / 09 (sexta-feira) - 19h – Debate após a Exibição
Direção: François Truffaut (1962), P&B
Elenco: Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre
Sinopse: Jules et Jim é um filme francês que demonstra o talento de François Truffaut na direção de atores e toda sua capacidade de dirigir com sensibilidade e lirismo. Neste filme, o cineasta mostra com igual delicadeza a amizade de dois homens e o amor de ambos pela mesma mulher. Destaque para a bela interpretação da atriz Jeanne Moreau.

“OS AMANTES” – “Les amants” Dia: 18 / 07 / 09 (sábado) - 16h- Debate após a Exibição
Direção: Louis Malle, Ano: 1958 - (França), 88 min - P&B
Elenco: Jeanne Moreau, Alain Cuny, Jean-Marc Bory, Judith Magre
Sinopse: Jeanne Tournier, 30 anos, é a esposa de um diretor de jornal de Dijon, Henri Tournier. Mulher adúltera, Jeanne não sentia dramas de consciência por se divertir com outros homens. Inconseqüente, Jeanne deixa a filha com uma babá e vai a Paris em busca de aventuras. Lá conhece Raoul, de quem se torna amante. Quando lançado, o filme causou muita polêmica entre setores conservadores da sociedade e a fúria da Igreja Católica em todo mundo. A obra de Malle teve problemas para ser exibido em vários países, dentre os quais a França, os Estados Unidos da América e o Brasil. Jeanne Moreau foi a musa desta ousada obra de Malle. A atuação da estrela do cinema francês escandalizou seu país.

segunda-feira, julho 13

Curso de fotografia

A Casa do Lago (na Unicamp), está oferecendo um curso de fotografia para iniciantes. Toda terça pela manhã, das 9 às 11, de graça, com o fotógrafo Mauricio Costa.

Cabe aqui um pedido de desculpas por não ter avisado antes, pois as inscrições acabaram e já faz duas semanas que o curso começou. MAS, pra quem se interessou, não custa mandar e-mail pro professor e cruzar os dedinhos pra que o jeitinho brazuca funcione. O e-mail: mauriciocostafotografo@gmail.com

A primeira aula foi sobre as modalidades de câmeras existentes, e a segunda sobre alguns funções básicas da fotografia. Além da parte teórica, o curso promete passeios fotográficos pro pessoal botar a mão na massa e a previsão de término lá pra novembro.

Acompanhando os blogs

Existe um jeito muito fácil de acompanhar as postagens do blog (e os comentários) sem precisar entrar toda hora na página: são os FEEDS. Não conhecia e fiquei impressionado com a facilidade, já que várias pessoas postam e muitas mais comentam. Por exemplo, ficaria difícil ir post por post procurando por novos comentários. O lance então é ter um programa que puxa as atualizações como se fossem novos e-mails. O Wikipedia ainda enumera outras vantagens além das atualizações de conteúdo: não é lista, então não precisa mandar e-mail de inscrição; pode-se personalizar os recebimentos e utilizar programas de e-mail ou webmail. Uso duas formas, ambas grátis:

  • Agregadores de feeds: esqueça o Outlook, o Thunderbird da Mozilla é bem mais rápido e completo. Coloque os endereços dos alimentadores e pronto (na seção RSS account).
  • Browser: Ainda usa o InternetExplorer??? Leitor de e-mail ruim até vai, mas navegador não tem outro, muda logo para o Firefox! Além de mais rápido e mais seguro, a quantidade de customizações (os famosos add-ons) é incrível. Uma delas é o Newsfox, você abre uma aba do navegador como se fosse um leitor de e-mail e ele puxa as atualizações. Fácil!
Em ambos os casos, na configuração é só colocar os endereços dos feeds. Vou ajudar:

Cultura Campinas (cultcps.blogspot.com)
Postagens: http://cultcps.blogspot.com/feeds/posts/default?alt=rss
Comentários: http://cultcps.blogspot.com/feeds/comments/default

Cinema Campinas (cinecps.blogspot.com)
Postagens: http://cinecps.blogspot.com/feeds/posts/default?alt=rss
Comentários: http://cinecps.blogspot.com/feeds/comments/default

Espero que tenha ajudado. Se precisar de uma força nas configurações, manda mensagem... Abraços!

quarta-feira, julho 8

Morte Corporation (release)

Nosso amigo Conti participou do filme "Morte Corporation", um dos classificados para o Festival de Paulínia. Ele nos mandou o release do diretor Léo del Castillo:

"Imagine estar em casa, tranqüilo, e receber a visita da morte em pessoa (sic). Agora, imagine descobrir que ela está ali porque chegou a sua hora… Mas (in)felizmente ela não tem como levá-lo porque a conexão com a internet caiu. Esta é a história de Morte Corporation, curta¬-metragem finalizado recentemente em Campinas. Tony Mastaler, ator que fez Antonio, na mini¬série Presença de Anita da Rede Globo/2001 interpreta Luis, o homem que recebe a inesperada visita da Morte, interpretada por Roseli Silva, que fez a Lady Murfy na última campanha nacional da montadora Ford. Moderna, mas atrapalhada, a Morte precisa dar seqüência ao trabalho, mas seu iPhone não conecta à web por nada neste mundo. Irritada e sem saber o que fazer, inicia um diálogo com Luis, que fará de tudo para ganhar tempo. O curta foi escrito e dirigido por Léo del Castillo, diretor e produtor de filmes publicitários na região. Segundo Léo, esse curta faz parte de uma trilogia que pretende discutir a dependência da tecnologia e seu mau uso em nossas vidas. Morte Corporation foi feito com recursos próprios e contou com apoio da Paprika Filmes e da Bank Films, produtoras da região de Campinas, além da rede de hotéis Atlântico( Sleep-in Galleria ), que hospedou os atores gratuitamente. Para os próximos trabalhos, o diretor espera conseguir patrocínio através da Lei Rouanet. Interessados podem entrar em contato através do email: contato@leodelcastillo.com".


terça-feira, julho 7

Em paralelo, a Mostra de Paulinia

Igual ao ano passado, mas agora na 4a edição, Paulinia inclui logo após o festival uma "mostra" de filmes mais antigos, também com acesso gratuito. Deste vez acontece do dia 10-14 de Julho, nos distritos e bairros da cidade (Betel, João Aranha...). Destaque para os três primeiros filmes da lista. Saneamento Básico fez muito sucesso em Gramado - e é muito engraçado; Auto da Compadecida é uma comédia de sucesso televisivo que muitos já conferiram, e o Ano em que meus pais...um belíssimo drama (com filmagens em Campinas) que foi a indicação brasileira para o Oscar. Confira os dias e horários no site da Mostra.
  • Saneamento Básico
  • O Auto da Compadecida
  • O Ano em que meus Pais Saíram de Férias
  • Tainá 2 - A Aventura Continua
  • Maria, Mãe do Filho de Deus
  • Lisbela e o Prisioneiro
  • Se Eu Fosse Você

Finalmente, o site do festival

Recebemos a dica, então aqui vai o site do festival de Paulinia com as últimas informações:

http://festivalpaulinia.com.br/festival/

Nos perguntaram se custa - não custa, é tudo grátis. So que vale chegar cedo. De acordo com o site do evento: "Embora todas as projeções dos filmes do Festival sejam gratuitas, serão instaladas catracas eletrônicas nas entradas do teatro para controle e contagem do público."

Bons filmes!

segunda-feira, julho 6

Calendário do II Festival de Paulinia

Enquanto o site do Festival de Paulinia segue fora do ar - segue a lista dos filmes que serão exibidos no festival, que deve começar dia 9 de Julho. Nem o site da prefeitura comenta (lamentável!)

O CineClick dá o seguinte calendário:

Mostra Competitiva

10 de julho (sexta-feira)
18h – Morte Corporation, curta regional de Leo Castillo
18h15 – Caro Francis documentário longa-metragem de Nelson Hoineff
20h – Vida Vertiginosa, curta metragem de Luiz Carlos Lacerda
20h15 - O Contador de Histórias, longa de Luiz Villaça

11 de julho (sábado)
18h – Prós e Contras, curta regional de Pedro Struchi
18h15 – Mamonas, o Doc, longa documentário de Cláudio Kahns
20h – Relicário, curta-metragem de Rafael Gomes
20h15 – Destino, longa de Moacir Goes

12 de julho (domingo)
18h - Quem Será Katlyn?, curta regional de Caue Nunes
18h15 – Sentido à Flor da Pele, longa documentário de Evaldo Mocarzel
20h – Doce Amargo, curta-metragem de Rafael Primot
20h15 – Quanto Dura o Amor?, longa de Roberto Moreira

13 de julho (terça-feira)
18h – Spectaculum, curta regional de Juliano Luccas
18h15 – Moscou, longa documentário de Eduardo Coutinho
20h – Milímetros, curta-metragem de Érico Rassi
20h15 – No Meu Lugar, longa de Eduardo Valente

14 de julho (quarta-feira)
18h – A Máquina do Tempo, curta regional de Marcos Craveiro
18h15 – Só dez por cento é Mentira, longa documentário de Pedro Cesar
20h – Nesta Data Querida, curta-metragem de Julia Rezende
20h15 – Olhos Azuis , de José Joffily

15 de julho (quinta-feira)
18h – Capoeira, curta regional de Matheus Oliveira
18h15 – Herbert de Perto, longa documentário de Roberto Berliner e Pedro Bronz
20h – Timing, curta-metragem de Amir Admoni
20h15 – Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo

16 de julho (sexta-feira)
20h – Entrega dos prêmios de curta-metragem
20h30 – Homenagem ao Diretor Daniel Filho
20h45 – Tempo de Paz, longa-metragem de Daniel Filho
22h – Entrega dos prêmios de longa-metragem
23h – Show da Banda Paralamas do Sucesso

Mostras Paralelas

10 de julho (sexta-feira)
16h – A Mulher Invisível, de Cláudio Torres
11 de julho (sábado)
16h – Divã, de José Alvarenga Jr.

12 de julho (domingo)
16h - O Menino da Porteira, Jeremias Moreira

13 de julho (segunda-feira)
16h – Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas

14 de julho (terça-feira)
16h – Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles

15 de julho (quarta-feira)
16h – Se Eu Fosse Você 2, de Daniel Filho

Programação do MIS

Encontramos o pessoal do MIS semana passada para um bate-papo no centro, e vamos agora em diante postar o calendário de filmes aqui no blog. Neste semana confira o ciclo Edgar Allan Poe e o Cinema, com a curadoria do Negativo Online.

A queda da casa de Usher
Dia: 08 / 07 / 09 (quarta-feira) - 19h - Debate após a Exibição
Ano: 1928, País: França, Direção: Jean Epstein
Sinopse: Ele é conhecido como o Lorde Roderick Usher e está preocupado com a saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de seus amigos vai a este lugar carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida. A partir daí começa uma série de fatos estranhos e misteriosos em torno da casa de Usher. Em "A queda da casa de Usher" as personagens parecem flutuar, as cortinas são agitadas por imperceptíveis tremores, o tempo fica como que suspenso. Mais que no "fantástico", estamos no universo do sonho. O clássico da paranóia e suspense de Edgar Allan Poe foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas nenhuma comparada com esta obra-prima da vanguarda francesa, dirigido pelo visionário Jean Epstein e tendo como assistente de direção Luis Buñuel.
Tempo de duração: 66 minutos

O Estudante de Praga
Dia: 09 / 07 / 09 (quinta-feira) - 19h - Debate após a Exibição
Ano: 1913, País: Alemanha, Direção: Stellan Rye & Paul Weneger
Sinopse: Jovem estudante, exímio esgrimista, enfrenta problemas financeiros, que o impedem de cortejar a condessa pela qual se apaixonou. Mas um homem sinistro surge, oferecendo uma resolução para seus problemas, exigindo em troca sua sombra. Baseado no conto “William Wilson”, de Edgar Allan Poe, e no “Fausto” de Goethe, foi refilmado em 1926, no período expressionista, por Henrik Galeen.

Histórias Extraordinárias
Dia: 10 / 07 / 09 (sexta-feira) - 19h - Debate após a Exibição
Ano: 1968, País: Itália, França, Inglaterra, Direção: Frederico Fellini, Roger Vadim & Louis Malle
Peter Fonda, Françoise Prevost, Fabrizio Angeli, Rick Boyd, Katia Christina.
Sinopse: Três histórias, baseadas nos contos de terror de Edgar Allan Poe: "Metzengerstein" (Roger Vadim) é sobre uma mulher de família nobre que se apaixona pelo primo, mas não consegue tê-lo; "William Wilson" (Louis Malle) é sobre um homem que, durante toda a vida, foi atormentado pelo seu duplo; "Toby Dammit" (Federico Fellini) é sobre um ator inglês que está constantemente atormentado pelos fãs, repórteres e pelo demônio. Belo e exótico trabalho do trio de mestres europeus, indispensável aos amantes do gênero.

Programação da Casa do Lago

Neste mês, serão 4 ciclos de filmes na Casa do Lago, com uma sessão às 15h e outra às 18h. Grátis!

6 a 8 de julho - Ciclo Senhor dos Anéis
Em cada dia, um filme da trilogia

13 a 17 de julho - Ciclo Ficção
13/07/09 (Segunda) O Dia em que a Terra Parou
14/07/09 (Terça) Max Payne
15/07/09 (Quarta) Arquivo X – Eu Quero Acreditar
16/07/09 (Quinta) Renaissance
17/07/09 (Sexta) Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

20 a 24 de julho - Ciclo 17º COLE
(programação na semana que vem)

27 a 31 de julho - Ciclo Nacional
(programação na semana que vem)

Festival de Cinema Latino-Americano

Tá por São Paulo esta semana? Aproveite: de 6 a 12 de julho, com ENTRADA GRATUITA (retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão), filmes, debates, seminários e aula magna no Festival de Cinema Latino-Americano.


sexta-feira, julho 3

Buñuel no MIS

Dose dupla de Luís Buñuel no MIS. O "Cão Andaluz" é um trabalho em parceria com Salvador Dali, um marco do movimento surrealista. A "Idade do Ouro" eu não conheço. A exibição é uma iniciativa do Coletivo Camaracom, dentro do Ciclo de Cinema Revolucionário. Sábado, 4 de julho, 19h30min. Grátis e imperdível!


quarta-feira, julho 1

Cinema e escola no SESC

"Espaço de Convivência, encontros de atualização de conhecimentos, informação e reflexão sobre temas diversos, para que você esteja sempre em dia com o mundo". Resumindo: filmes e debates para a molecada, aproveitando as férias. Grátis, sempre às 14h:

3/julho - Peixe Grande
10/julho - O curioso caso de Benjamin Button
17/julho - Meu pai, uma lição de vida
24/julho - O filho da noiva


Estréias no Paradiso

A Ilha da Morte (El Cayo de la Muerte), co-produção Brasil/Cuba/Espanha. Todos os dias as 17:00hs, veja o trailer abaixo: